PRINCÍPIO DA SEMANA #100

cem- (latim centum)- Dez vezes dez; Um cento; Muitos; Usa-se enfanticamente como número indeterminado; Número cem.

Cem semanas. Cem princípios. Cem palavras. 
Todos os princípios são especiais mas este é único, por vários motivos e razões diferentes. Há quase dois anos atrás nasceu algo que, à parte de tudo aquilo que escrevo, me é por demais especial. À semelhança de muitas das ideias que tenho quando decidi criar esta rubrica, a única praticamente que é religiosamente escrita à segunda-feira, estava muito longe de imaginar naquilo que se viria a tornar. Algo que, e acima de tudo, me apaixona escrever. Um desafio constante que me lanço semana após semana. Uma "obrigação" quase semelhante a ir ao psicólogo. Isto porque os princípios têm a regra |interna|, e para mim não poderia ser de outra forma, de serem muito pessoais. 

Não tenho problemas de exposição. Exposição de sentimentos. Nunca tive. Afirmo-me sempre como alguém apaixonado e é, sem dúvida, uma das minhas principais características e que se percebe na forma, às vezes, |sei| até demasiado intensa como me exprimo e como escrevo. E como é natural em cem semanas muitas coisas, muitos sentimentos, muitas emoções, acontecimentos, muitas alegrias e tristezas se passaram em mim. Pelo caminho já tive as mais diversas abordagens e questões sobre onde e no que me inspiro para escrever, o porquê da escolha das palavras, com quanto tempo de antecedência as decido, quanto tempo os demoro a escrever e claro elogios. Que sabem sempre bem. De todas as vezes que oiço- "Adoro o que escreves", "sou um fã dos teus princípios", "Os teus princípios inspiram-me", etc., "vou ao céu e volto". Os princípios têm apenas uma única regra, para além do dia. Falam sempre e apenas de mim. Do que se passa ou da forma como vejo determinada palavra, ou sentimento. Têm sempre algum objectivo, dirigido ou não. Mas está sempre "lá".

Este número cem, para além do número ser já em si especial e algo imponente, é também um marco na medida em que desde a semana passada que me sinto a comemorar todos os dias. E se o princípio da semana passada foi dor, o desta semana se não fosse a "imposição" do número 100 seria a.le.gri.a, a.lí.vi.o ou até res.pi.rar. Hoje e após a notícia que recebi há quase duas semanas atrás e que teve o poder de fazer pause e de me colocar out de tudo, inclusive do blog, regresso à vida de todos os dias. O |ou neste caso a| minha "intocável" está a recuperar e muito bem de tudo aquilo porque passou, e em tempo record, e por isso voltei a respirar com a frase "um dia de cada vez" a imperar no meu mindset.

Os princípios da semana são também um exercício interior, que faço, na medida em que mesmo não estando sempre para lá de bem-disposta às segundas, quando os escrevo, e mesmo escolhendo uma palavra à qual poderia ser dado um significado, ou traduzir sentimentos menos positivos, tento sempre abordar o tema de forma construtiva. Se existe algo que aprendi nestas últimas cem semanas é que tudo, mas tudo, por pior que nos pareça, na altura, tem sempre uma grande lição por detrás e cada uma delas é sempre construtiva e por mais que doa, necessária. Isso tem reflexos e sei que o consigo expressar, nas minhas palavras, daí não planear qual será o próximo. Não posso. Pois na verdade não sei |e nunca sabemos| o que vai acontecer nos próximos sete dias. 

"As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade". Victor Hugo

Imagem © Direitos reservados

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top